top of page
logo fundo 2.png
ruinas cabecalho.png
logo texto escuro.png

Uma declaração de amor aos nossos livros

Enquanto o governo discute uma forma de aumentar a tributação dos livros – e, com isso, torná-los mais inacessíveis – , nós, no Laboratório Filosofias do Tempo do Agora, estamos orgulhosos/as de anunciar e agradecer o apoio de editoras que estão doando livros para o projeto “Solidariedade em cursos”. Na pesquisa filosófica, conversamos com os livros. Enquanto outros pesquisadores/as das ciências humanas fazem entrevistas de campo ou observações participantes – métodos de recolher material de pesquisa para análise – nós conversamos com autores/as por meio dos livros publicados, comparamos textos de juventude com outros escritos, lemos o que comentadores/as já escreveram sobre os livros que estamos lendo.


A leitura é de tal modo entranhada na atividade filosófica que chega a se constituir num jargão. Quando dizemos “estou fazendo uma leitura deste livro”, estamos nos referindo a um tipo de pesquisa que se constitui em investigar a rede de referências que compõe o texto, as interlocuções ali incluídas, contra e a favor de quem o livro pode estar dirigido. A relação que estabelecemos com autores/as passa, portanto, pelos livros que lemos, por vezes pelos livros que traduzimos e também pelos que escrevemos. Por isso, os livros para nós são muito caros – aqui no sentido de queridos, por vezes até amados. É com esse amor que agradecemos a acolhida ao nosso pedido.


Da Autêntica, recebemos seis obras de Giorgio Agamben e três de Judith Butler, autor e autora trabalhados intensamente no curso. Da UBU Editora, ganhamos um exemplar do recém-lançado livro de Frantz Fanon e da Apeku, um título da Coleção X, coordenada pelo professor Rafael Haddock-Lobo. Da TAG Livros ganhamos 1 kit da TAG Inéditos e 1 da TAG Curadoria


O Lafita acredita na necessidade de fazer o conhecimento circular. Por isso, agradecemos a cada editora que nos doou os livros e vamos oferecê-los em doações aos projetos que apoiamos – Redes da Maré, Instituto Marielle Franco e alunos/as da UFRJ – e também vamos sorteá-los entre inscritos/as no curso “Ética e filosofia política no tempo do agora”.


Livros recebidos em apoio ao projeto “Solidariedade em cursos”


Autêntica Editora


Giorgio Agamben


A Comunidade que vem, 2013, Trad. Claudio Oliveira

A potência do pensamento, 2015, trad. António Guerreiro

Bartleby, ou da contingência, 2015, trad. Vinícius Honesko, Tomaz Tadeu

Ideia da prosa, 2012, trad. João Barrento

O homem sem conteúdo, 2012, tradução Claudio Oliveira

Introdução a Giorgio Agamben, 2012, de Edgardo Castro, trad. Beatriz de Almeida Magalhães


Judith Butler


Relatar a si mesmo, 2015, tradução Rogério Bettoni

Vida psíquica do poder, 2017, tradução Rogério Bettoni

Vida Precária, 2019, trad. Andreas Liber


UBU Editora


Frantz Fanon

Alienação e liberdade: escritos psiquiátricos, 2020, trad. Sebastião Nascimento


Apeku Editora

Rafael Haddock-Lobo

Os fantasmas da colônia, 2020.


TAG Livros

1 kit da TAG Inéditos e 1 da TAG Curadoria


Circuito Editora

O desafio da hospitalidade, Marcia de Noronha Santos Ferran

2013, memórias e resistências, Camila Jourdan





Posts recentes

Ver tudo
bottom of page