top of page
logo fundo 2.png
ruinas cabecalho.png
logo texto escuro.png

Pré-venda: Experimentos de Filosofia Pós-Colonial


"Experimentos de filosofia pós-colonial" é o mais novo livro a ser lançado pela Editora Filosófica Politéia. Organizado por Victor Galdino, membro de nosso laboratório, e Claudio Medeiros (UFF), esse conjunto de ensaios reúne uma multiplicidade de perspectivas, trajetórias e desejos que se encontram na tarefa de pensar a demanda por uma filosofia capaz de enfrentar nossa herança colonial e as questões de nosso tempo e de nossa sociedade. Ele é especialmente destinado a todas as pessoas em conflito com sua herança filosófica e que não deixam de nutrir ainda certo amor pela filosofia.


Ele pode ser usado como um manual experimental de filosofia brasileira, como uma introdução ao que está aí - ainda que fora do campo demarcado por certos regimes de visibilidade. E pode ser tomado com um conjunto de elaborações e intervenções que visam renovar a atmosfera das faculdades de filosofia. A existência desse livro é indissociável de uma demanda por vida, uma vida atravessada pela lógica da gambiarra e pela herança colonial, pelo desejo de fazer uma filosofia que não seja como a filosofia que recebemos.




Além dos textos dos organizadores, o livro conta também com ensaios de Alana Moraes, Edson Passetti, Fábio Borges-Rosario, Inaê Diana Ashokasundari, Jonnefer Barbosa, Katiúscia Ribeiro, Luiz Rufino, Rafael Haddock-Lobo, Rafael Saldanha, Ronnielle de Azevedo-Lopes, Sandra Benites, Sérgio Ortiz de Inhaúma e Sônia Ribeiro.


São cinco grupos de afinidade que organizam uma leitura não-linear do livro: encantaria imaginal, antifa, mitologias espaciais, sabenças transcoloniais, mulheirismo & amefricanidade. Os textos navegam e exploram demandas pela restituição do sagrado e do mágico, formas abolicionistas de pensar contra o estatismo, pensamentos orientados pela multiplicidade de habitar, preocupações com as formas de desfazer a colonialidade da educação para além de reformas de conteúdo, e reverências à ancestralidade amefricana na preocupação existencial com a gestação da comunidade.


O livro se encontra em pré-venda e será oficialmente lançado em novembro. No link a seguir, além de comprar o livro, é possível ler o texto que os organizadores escreveram como convite à leitura e apresentação crítica dos ensaios: http://editorapoliteia.com.br/experimentos-de-filosofia-pos-colonial/.


Posts recentes

Ver tudo
bottom of page