top of page
logo fundo 2.png
ruinas cabecalho.png
logo texto escuro.png

Lançamento do livro O luto entre clínica e política: Judith Butler para além do gênero

Lançamento do livro O luto entre clínica e política: Judith Butler para além do gênero




Está sendo lançado na coleção Filô, da editora Autêntica, o livro "O luto entre a clínica e a política: Judith Butler para além do gênero", de Carla Rodrigues.


O primeiro debate de lançamento acontece nesta terça-feira, 10 de agosto, às 18h, com Claudio Oliveira (UFF) e Suely Ayres (UFBA), com moderação de Isabella Marcatti e transmissão pelo Youtube da editora e do laboratório (www.youtube.com.br/tempodoagora).


Na semana seguinte, quarta-feira, 18 de agosto, de novo às 18h, o debate será com Gilson Ianini (UFMG) e Aléxia Bretas (UFABC), moderação de Juliana de Moraes Monteiro (UFRJ/Faper).


No dia 24 de agosto, uma terça-feira, a conversa será entre a professora Carla Rodrigues e orientandos/as que pesquisam Judith Butler no PPGF/UFRJ, com sua orientação.


Para concluir esse primeiro mês de lançamento, no dia 1 de setembro a autora debate com Edson Teles (Unifesp) e Julianna Aggio (UFBA), com mediação de Isabela Pinho (UFRJ).


Saiba mais sobre o livro:


“O percurso do processo de luto é marcado por idas e vindas – dias melhores, dias piores -, em que cada sujeito está tentando descobrir o que fazer com a perda, a falta e o vazio. O luto vai, volta, melhora, piora, avança, recua, flui, reflui. Estar de luto é estar em compasso de espera, ter paciência com a própria dor, aceitar a tristeza como parte da vida.” Assim Carla Rodrigues, autora do recém-lançado O luto entre clínica e política – Judith Butler para além do gênero (Autêntica Editora/Grupo Autêntica, 224 págs., R% 54,90) se refere aos sentimentos despertados pelas perdas, contrariando assim a ideia de “progresso” implícita nas expressões frequentemente usadas para falar sobre o assunto – processo, trabalho, elaboração, como se o único caminho possível entre o acontecimento e a retomada da vida dita normal fosse linear. Em O luto entre clínica e política a autora se debruça sobre o tema, tomado como central na filosofia política de Butler, deslocando-o de categoria clínica para categoria ético-política, sem abrir mão da interlocução com a psicanálise. O livro reúne textos elaborados entre 2018 e 2020, organizados em três partes.


A primeira, “Por que Judith Butler”, situa o/a leitor/a na maneira como a autora lê Judith Butler, funciona como introdução e guia de leitura para o próprio livro. A segunda, “Luto e despossessão”, discute mais diretamente os aspectos políticos do modo como a filósofa

estadunidense faz do direito ao luto um modo de crítica primeiro à biopolítica e depois à necropolítica. A terceira, intitulada “Encontros feministas”, retoma questões feministas que permanecem na obra de Butler.


Carla Rodrigues encerra o volume com o ensaio “Do início aos fins do luto”, em que aborda sua experiência pessoal, fazendo a articulação entre teoria e prática, entre ato e amor. O luto, operador central da articulação entre ética e política que a autora persegue na obra de Butler, é também trabalho de elaboração pessoal de suas perdas.


A autora: Carla Rodrigues (Rio de Janeiro, 1961) é filósofa, escritora e tradutora. É professora de Ética no Departamento de Filosofia da UFRJ e pesquisadora no Programa de Pós-Graduação em Filosofia na mesma instituição. Desenvolve, com apoio da Faperj, o projeto “Judith Butler: do gênero à violência de Estado”, do qual esse livro faz parte. Coordena o laboratório Filosofias do Tempo do Agora, onde realiza pesquisas na intersecção entre Filosofia e Psicanálise.


Posts recentes

Ver tudo
bottom of page