top of page
logo fundo 2.png
ruinas cabecalho.png
logo texto escuro.png

Butler, uma filósofa para o nosso tempo

Atualizado: 7 de set. de 2020

A atual configuração do Laboratório Filosofias do Tempo do Agora (Lafita), resultado de uma reformulação em 2019, organiza pesquisadores/as em núcleos de estudo, seja por autores/as, seja por temas, de modo a ampliar questões que vinham sendo objeto de pesquisa desde a primeira versão do laboratório, criado em 2015 e então nomeado “Escritas – filosofia, gênero e psicanálise”.


Desta pequena e intensa história permanecem duas questões centrais: o debate ético-político atravessado pelas questões de gênero, raça, classe, sexualidade e outros marcadores interseccionais; o gosto pela escrita, pelas palavras e por projetos de tradução no qual diferentes integrantes do Lafita estão engajados.

A filósofa Judith Butler tem uma centralidade na nossa trajetória epistemológica. Por ser a autora a quem eu, como coordenadora, me dedico a estudar há 20 anos, e por ser sobre ela o projeto de pesquisa da Faperj que apoia minhas pesquisas, Butler é também uma autora central para o trabalho de pesquisadores/as associados/as ao Lafita.

O bloco temático em que abordaremos a filosofia de Butler traz, por isso, um maior número de encontros - seis - e tem como objetivo apresentar a diversidade de abordagens da obra da autora. Com isso, esperamos demonstrar também que a nossa pesquisa em Butler contêm uma singularidade metodológica: trabalhamos estimulando as interlocuções que constituem, em grande medida, a própria obra da filósofa, o que justifica dois encontros em torno da interlocução entre Butler e Simone de Beauvoir.

Começamos apresentando uma revisão bibliográfica crítica da filosofia de Judith Butler e enfatizando o tema da interdependência. Seguiremos, a partir daí, um pequeno roteiro por alguns dos livros que consideramos centrais no debate proposto pela autora: Problemas de Gênero, Corpos que importam, Vidas Precárias, Corpos em Aliança e The force of nonviolence, lançado em fevereiro nos EUA, ainda sem tradução no Brasil e objeto de pesquisa da mestranda Ana Luisa Gussen e do mestrando Luís Felipe Teixeira.


Para fazer sua inscrição, clique aqui. Você será direcionado/a ao site do Mercado Pago e depois que seu pagamento for confirmado, receberá um email para ter acesso ao material do curso.


Temas dos encontros:


Terça-feira, 15 de setembro, 19h às 21h30: "Por que Judith Butler"

Carla Rodrigues e Ana Luiza Gussen


Quinta-feira, 17 de setembro, 19h às 21h30: "Corpos que importam"

Paula Gruman e Carla Rodrigues


Terça-feira, 22 de setembro, 19h às 21h30: "Problemas de gênero" e "Vida Precária"

Rafael Cavalheiro e Petra Bastone


Quinta-feira, 24 de setembro, 19h às 21h30: "Corpos em Aliança": um debate com Simone de Beauvoir

Nathan Teixeira e Luís Felipe Teixeira


Terça-feira, 29 de setembro, 19h às 21h30: "Corpos em Aliança": um debate com Simone de Beauvoir

Nathan Teixeira e Luís Felipe Teixeira


Quinta-feira, 1 de outubro, 19h às 21h30: "A força da não-violência"

Ana Luiza Gussen e Luís Felipe Teixeira









Posts recentes

Ver tudo
bottom of page